alert('Voce esta sem suporte java script, ative-o para visualizar melhor este site');

Proteja seu revestimento, porcelanato ou cerâmica

Limpeza de porcelanato instalado por pedreiro em piracicaba

Porcelanato é um tipo de revestimento feito de cerâmica e pode ser utilizado em áreas internas e externas, caracterizado por ter baixa absorção de água, uniformidade de coloração e alta resistência à abrasão física e química. Dentre as opções de revestimentos, o porcelanato tem dominado o mercado mundial e tem como principais produtores países como a Itália, Espanha, China e Brasil.

Atualmente,  uma infinidade de porcelanatos estão disponíveis no mercado e o seu uso varia de acordo com o tipo de ambiente em que se pretende aplicá-lo.

Tipos de porcelanato mais comum

Os tipos mais comuns são os porcelanatos polidos ou retificados  cuja superfície é lisa e a aplicação é indicada para áreas internas; os estruturados – com superfície levemente abrasiva e indicado para áreas com umidade e os esmaltados, que recebem uma camada de brilho e são mais utilizados em áreas internas. Existem também os porcelanatos naturais, acetinados, rústicos e anti derrapantes.

Com a grande disseminação e uso do revestimento é comum surgirem dúvidas sobre como deve ser feita a manutenção e limpeza dos mesmos. Alguns cuidados e precauções devem ser tomados quando se trata de limpeza do porcelanato.
Limpeza diária

Limpeza

A limpeza do porcelanato deve ser feita sempre com o uso de detergente neutro diluído em água e panos macios. Essa regra vale para todos os tipos de porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados. Siga as sugestões da especialista:

    Varra o piso com uma vassoura de pelos, ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe;
    Prepare uma solução com uma colher de detergente neutro para 5 litros de água e passe com o auxílio de um pano macio sobre a superfície;
    Para evitar a formação de manchas de água, finalize a limpeza com um pano seco com álcool.

No caso de limpezas semanais e mensais as mesmas recomendações da limpeza diária devem ser seguidas. Para a higienização do rejunte utilize saponáceo líquido cremoso. Nunca utilize o granulado que poderá arranhar o piso.
Limpeza pesada (pós-obra)

A primeira limpeza pós-obra deve ser realizada em, no máximo, 14 dias após a aplicação do rejunte. O objetivo é garantir a total remoção de todos os resíduos de obra, principalmente resíduos de rejunte, que podem ficar aderidos sobre a superfície do piso, fazendo com que o mesmo fique com aspecto de encardido.

Jamais Faça isso com seu piso ou porcelanato:

  • Pisar na areia e pisar no piso.
  • Passar qualquer tipo de material metálico em sua superfície
  • Usar produto abrasivo (a base de floridico ou acido) na limpeza
  • queimar objetos sobre o piso.

 

Atenção: Sempre veja as informações nas embalagem de cada produto.

 

Pedreiro Avanildo Construções